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Alimentos que se completam nutricionalmente

29/09/2017
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Um dos grandes baratos da culinária é a infinidade de possibilidades de combinações que ela permite. Praticamente não há regras na cozinha. O que vale é a criatividade para ver o potencial de sabor que a união de determinados ingredientes resultam. No entanto, uma coisa não tem como negar: alguns itens combinam de forma especial. Um exemplo? O clássico arroz com feijão. E os motivos disso são vários e vão desde o sabor até a forma com que agem em nosso organismo. Confira quais são alguns dos alimentos que combinam e quais são os benefícios de consumi-los juntos.

 

5 combinações alimentares nutritivas

 

Arroz e feijão: a dupla mais presente na mesa do brasileiro é também uma combinação perfeita nutricionalmente. Isso porque cada um possui tipos de aminoácidos essenciais, que são aqueles que o nosso organismo não produz.  Por exemplo: o arroz é pobre em lisina, que é algo muito presente no feijão. Por outro lado, o feijão não contém metionina, que é rico no arroz.

 

Feijão e laranja: Você já parou para pensar por que a feijoada costuma ser servida com laranja? A fruta, que é rica em vitamina C, ajuda na digestão, além de colaborar para fixar no organismo o ferro presente no feijão.

 

Molho de tomate e azeite: Dois ingredientes sempre presentes na culinária italiana e que combinam não apenas no sabor. O tomate é extremamente saudável e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. E o alimento cozido ou em forma de molho libera uma substância chamada licopeno, que é o que dá a cor avermelhada e é essencial para a saúde de diversos órgãos. O azeite colabora para que o licopeno seja melhor absorvido pelo nosso organismo.

 

Leite e banana: Dois minerais são importantes para o fortalecimento dos ossos e para a prevenção da osteoporose: o cálcio e o magnésio. E enquanto o leite é um dos alimentos com maior concentração de cálcio, a banana (assim como os grãos integrais) é fonte de magnésio e, por isso, esses dois ingredientes se completam. Então já sabe: para garantir ossos fortes, nada melhor do que uma vitamina de banana!

 

Abacaxi e carne:  Muita gente gosta de preparar abacaxi assado no churrasco. E essa não é apenas uma receita saborosa. A fruta contém uma enzima chamada bromelina, que ajuda na digestão da proteína animal e evita aquela sensação desagradável de estômago pesado.

 

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