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Cinco dicas para melhorar sua qualidade de vida e evitar a hipertensão

08/11/2017
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Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma doença caracterizada pela pressão arterial igual ou maior que 14 por 9. Esse aumento pode acontecer por diferentes razões, no entanto, o motivo mais comum é o estreitamento das paredes das artérias enquanto o sangue circula. Com isso, o coração precisa de mais força para bombear e impulsionar o sangue. Isso faz com que a pressão se eleve, o que resulta na dilatação do coração e ainda danifica as artérias.

 

Por isso, cuidado! As consequências da doença são graves e podem levar à morte.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, 24,3% dos brasileiros sofrem de pressão alta. E a doença abrange homens e mulheres em todas as idades. Entre a população idosa ela é mais comum e  alcança mais de 50% das pessoas com mais de 60 anos.

 

Embora em 90% dos casos a pressão alta seja genética, ela também pode ser desencadeada por alguns fatores, como:

 

- Gênero e etnia (maior risco em homens e em indivíduos de cor não branca);

- Consumo de bebidas alcoólicas;

- Obesidade;

- Idade;

- Consumo excessivo de sal;

- Sedentarismo;

- Tabagismo;

- Alteração dos níveis de colesterol total e frações e triglicérides;

- Diabetes melito;

 

Por essa razão, alguns hábitos podem ajudar a evitar a hipertensão, além de melhorar, de uma forma geral, a qualidade de vida. Confira o que vale a pena inserir na sua rotina diária:

 

1 - Pratique exercícios físicos

 

Uma simples caminhada, de aproximadamente 40 minutos, já pode fazer diferença. Um exercício físico leve, três vezes na semana, melhora seu condicionamento, além de ajudar no controle do peso. No entanto, antes de iniciar qualquer atividade física, procure um médico para saber qual exercício é o mais recomendado para você.

 

2 - Mantenha-se hidratado

 

Nosso corpo é constituído de 70% de água e, por meio dela, ele mantém o funcionamento das células, órgãos e tecidos. Tenha sempre por perto uma garrafinha com água, tome sucos diversos ou água de coco, principalmente no verão e durante exercícios físicos. Além disso, um organismo bem hidratado elimina o excesso de sódio pela urina, regulando a pressão arterial.

 

3 - Fique atento com o sal

 

Cuidado com o consumo de sal em grande quantidade. O excesso do sódio causa diversas complicações à saúde, como: retenção de líquidos, pressão alta e até pedra nos rins. Evite ainda a ingestão de temperos industrializados como caldos em pó, tabletes ou molhos de soja, pois eles contêm uma quantidade muito grande de sal. Prefira os temperos naturais como cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, entre outros.

 

4 - Tenha uma alimentação equilibrada

 

Cuide de sua alimentação. Prefira receitas simples e balanceadas, como saladas e pratos leves. Só com uma alimentação adequada seu corpo consegue absorver todos os nutrientes necessários para que ele funcione bem. Frutas, legumes, verduras e alimentos integrais são essenciais para uma boa qualidade de vida, além de ajudar a evitar problemas como a obesidade.

 

5 - Faça exames periodicamente

 

É sempre bom consultar um médico e um nutricionista para ter certeza de que as engrenagens da sua máquina estão funcionando sem nenhum problema ou complicação. O indicado é medir a pressão pelo menos uma vez por ano. Para quem tem histórico familiar de hipertensão, o médico deve indicar esse controle mais vezes.

 

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