ExtremeNews

Verão é a melhor época para incluir a salada no cardápio

15/01/2018
Foto da Notícia

O verão é a melhor época do ano para incluir as saladas no cardápio. Não apenas porque muitas pessoas querem emagrecer, mas porque as altas temperaturas fazem o corpo necessitar de alimentos leves. Dependendo da sua composição, o prato pode ser refrescante e ajudar a aliviar o calor.

 

— As saladas de verão são mais frescas e suculentas. Permitem misturas entre folhas de sabor mais marcante como rúcula, e mais suaves, como alface americana. As frutas são muito bem-vindas, pois dão aquele toque agridoce e um resultado rico em vitaminas e antioxidantes — afirma o nutrólogo Thiago Giaconi.

 

Na hora de escolher os ingredientes, prefira os que têm alto teor de água, pois mantêm o organismo hidratado, segundo Flávia Morais, nutricionista do Mundo Verde:

 

— Você pode colocar a manga, que além de estar na safra, é uma fruta muito rica em betacaroteno que prolonga o bronzeado e ajuda a proteger a pele do sol.

 

Uma porção de salada pode facilmente substituir uma refeição, como almoço ou jantar. Basta conter todos os nutrientes necessários a um bom prato.

 

— Para que a salada tenha o valor nutricional de uma refeição completa ela precisa combinar folhas, vegetais e legumes, que são boas fontes de fibras, vitaminas e carboidratos, com uma fonte proteica de boa qualidade (como frango ou atum). Já as gorduras boas podem estar presentes no azeite e nas oleaginosas — sugere Thiago.

 

O grande segredo de manter a salada o ano inteiro na dieta é apostar na criatividade na hora do preparo.

 

— A repetição dos ingredientes vai fazer a pessoa enjoar — alerta Flávia.

 

Fonte