Projetos Sociais

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um conjunto de metas pactuadas pelos governos dos 191 países-membros da ONU com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para viver. O Selo Social de Brusque é uma estratégia para estimular o cumprimento dos ODM´s, através de órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais que realizaram investimentos internos e externos em prol da sociedade Brusquense.

Apresentamos abaixo alguns dos projetos que tiveram maior impacto social na suas ações, e que nos levaram a conquistar 5 ODM´s no programa Selo Social em 2012. Seguimos continuamente realizando novas ações, reduzindo o consumo de bens naturais, inovando em processos e divulgando informações úteis para a sociedade, procuramos fazer a nossa parte, tentamos fazer a diferença.

DESCARTÁVEIS

DESCARTÁVEIS

A academia tem como politica interna a não utilização de copos plásticos para os clientes pois distribui gratuitamente squeezes, não incentivamos o uso de papeis tolha pelos clientes, por isso distribuímos gratuitamente toalhas para os clientes. Não usamos sacolas plasticas, distribuímos sacolas ecológicas como brindes e bonificações. Estima-se que cada cliente usaria em média 1 copo descartável para o consumo de agua na academia a cada vez que frequentasse o estabelecimento, com uma média diária de 600 participações e trabalhando aproximadamente 300 dias por ano, deixamos de utilizar 180.000 copos plásticos. O tempo para que um copo plástico se desintegre na natureza caso não seja devidamente descartado é de 100 anos. Como referencia estima-se que uma pessoa use de 2.400 a 3.000 folhas de papel toalha por ano apenas no trabalho, sendo que cada folha pese aproximadamente 4g, cada pessoa em média consumiria 100Kg papel toalha por ano. Para produzir 1kg de papel são utilizados 540 litros de água. A estimativa final é que com esta ação deixamos de consumir anualmente 200 toneladas de papel toalha o que economizaria mais de 108 milhões de litros de água no processo produtivo. Com este projeto buscamos alcançar o ODM 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

DIA DO DESAFIO

DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio é um projeto organizado pelo Sesc da América Latina, que é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, o Desafio acontece pois existe uma competição entre cidades do mesmo porte. O objetivo é fazer com que mais pessoas pratiquem 15 minutos de qualquer tipo de atividade física combatendo o sedentarismo. Foi realizado um aulão de ritmos com mais de 500 alunos do colégio Cônsul Carlos Renaux, onde todos foram deslocados para o ginásio da escola e praticaram a atividade durante mais de 15 minutos servindo de estimulo para a mudança dos seus hábitos. Esta pratica serviu como ação de sociabilização entre alunos e professores, fora da rotina diária em uma experiencia integradora e diferente da rotineira. Foi criada uma parceria com a escola, para a pratica de uma atividade recreativa e esportiva estimulando o respeito, a disciplina e a cooperação.

GÁS NATURAL

GÁS NATURAL

A utilização de gás natural como combustivel para aquecimento da agua das piscinas, é a forma mais segura e que mais preserva o meio ambiente, apesar de não ser a mais barata economicamente. Os beneficios dessa ação vão além dos limites com a vizinhança, pois o gás natural reduz sensivelmente a emissão de poluentes, pois os produtos resultantes da combustão são inodoros, isentos de óxido de enxofre e partículas de fuligem. A cada 13m³ de gás equivalem nada menos do que 10 arvores que deixaram de ser derrubadas derrubadas. O consumo médio mensal da academia é de 4.500m³ da gás natural, gerando o equivalente a 54.000m³ anuais, o que resulta aproximadamente a mais de 41.500 arvores que deixaram de ser derrubadas a cada ano pelo uso de um combustível que agride menos o meio ambiente, pois na sua composição não há metais pesados, não gera fuligem nem fumaça. Com esta ação alcançamos o ODM 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

GINCANA COLÉGIO CÔNSUL

GINCANA COLÉGIO CÔNSUL

Projeto de parceria realizado durante a Gincana do Colégio Cônsul Carlos Renaux, fomos convidados pela Equipe Stomper para sermos um dos pontos de arrecadação de roupas, que era umas das provas mais importantes e que acumulava mais pontos. Esta equipe foi formada por diversos alunos da Extreme Academia que acreditaram no potencial da empresa e dos seus clientes para colaborar com uma campanha de cunho social. Foram arrecadados mais de 120kg de roupas que foram distribuidos para instuições de caridade.

NÚCLEO DE ACADEMIAS

NÚCLEO DE ACADEMIAS

Participação na Coordenação do NABR - Núcleo de Academias de Brusque e Região, um núcleo setorial vinculado à Acibr, onde se reúnem diferentes academias da cidade para juntos incentivarem a pratica de atividade física na cidade e participar de projetos e ações que contribuam com o desenvolvimento do ser humano. Trabalhando na organização e planejamento de ações voltadas para a comunidade, como o Dia do Desafio, Projeto de Marcação na Beira Rio e Projeto Cidadão do Futuro. Na busca por melhores condições para a pratica de atividade física ao ar livre para a população brusquense, encaminhamos um projeto de urbanização da Av. Bepe Rosa ao IBPlan onde deveria ser demarcada a distancia em metros para melhor orientação dos corredores. O mesmo projeto contempla três estações de alongamento junto às ATI´s. Foram encaminhados varios projetos junto à Fundação Municipal de Esportes, Sec. de Educação, Sec. Saúde e Ibplan, como o Projeto Nadador do Futuro, onde as academias participantes do Núcleo entram com 50% da mensalidade em contrapartida para que os alunos das Escolas Municipais tenham acesso à natação e assim formar a base para compor a equipe de natação de Brusque. Trabalho de parceria entre as academias do Núcleo e a Unifebe para melhor capacitação dos novos profissionais que chegam ao mercado de trabalho e um programa de encaminhamentos de estagiários da universidade para as academias fazendo com que os novos profissionais que chegam ao mercado estejam melhor treinados e capacitados.

OUTUBRO DELAS

OUTUBRO DELAS

Evento realizado exclusivamente com mulheres, clientes e não clientes da Extreme Academia, em alusão ao Outubro Rosa, evento mundial de combate ao câncer de mama. Neste encontro foram realizadas atividades de orientação e entretenimento para o público, a atividade relevante para o projeto social foi uma palestra de 45 min com o Dra. Cristina Gabrielli Moreno, médica ginecologista, onde foram promovidas orientações em prol da melhoria da auto-estima das mulheres, cuidados e sintomas do câncer de mama e câncer de colo de útero. O público beneficiado foram mais de 200 mulheres que receberam orientação sobre os cuidados com a saúde da mulher, bem como foi promovida a prevenção da gravidez precoce. Com este projeto procuramos atingir o ODM 3 - Igualdade entre os sexos e valorização da mulher, ODM 5 - Melhorar a saúde das gestantes, ODM 6 - Combater a AIDS, a malária e outras doenças, ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

POKER SOLIDÁRIO

POKER SOLIDÁRIO

Realização de um Torneio de Poker entre os clientes da academia onde a inscrição está vinculada à doação de 2 kg de alimentos não perecíveis doados para o Hospital Azambuja. Foram arrecadados de mais de 100kg de alimentos. Os diversos tipo alimentos arrecadados, como arroz, feijão e farinhas foram suficientes para suprir apenas 1 dia de alimentação para os pacientes e funcionários da instituição. Estimulamos aos jogadores que é possível realizar uma ação social como condição para participar de uma competição, pois o ato de inscrição diretamente relacionado com um bem maior estimula o pensamento solidário a ajuda a que mais necessita. Foi estimulada a caridade. Foi formada uma parceria com a instituição de maneira que as novas ações realizadas serão oferecidas para esta organização social. Com este projeto procuramos atingir o ODM 1 - Acabar com a fome e a miséria e ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

PROJETO AZUL

PROJETO AZUL

O Projeto Azul tem como objetivo principal a educação e consientização de jovens e adultos sobre a necessidade de economizar agua potável e a preservação dos recusos hidricos do planeta. Foram instalados redutores de pressão em 18 chuveiros e 12 torneiras, que diminuíram em 40% o volume consumido de água. Também foram aplicados adesivos em todas as pias e placas de pvc entre os box dos chuveiros com indicadores do consumo de água em relação ao tempo em que os chuveiros ficam abertos. Os impactos sociais obtidos foram a implatação de uma cultura de responsabilidade socioambiental sustentável, disseminando a informação para crianças jovens e adultos, estimamos que cada cliente realizou um comentário sobre a ação e o assunto economia de água com mais duas pessoas do seu relacionamento, impactando mais de 1.500 pessoas com esta ação. Com esse projeto atingimos o ODM 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

REDES SOCIAIS

REDES SOCIAIS

A divulgação diária de informações sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida, estimula as pessoas à reverem seus conceitos, buscando melhorar a maneira como vivem. Estimulamos a pratica de atividade física dentro e fora da academia, o importante é que a população se mexa, mude seus hábitos e combata o sedentarismo. Através dos nossos canais a comunidade é impactada com dicas de saúde, e conteúdos relacionados a prática da atividade física. O conteúdo é compartilhado na rede e atinge a população. Em outubro de 2011, quando este projeto foi cadastrado, a Extreme Academia tinha apenas no Facebook mais de 1.200 seguidores, que servidam de base para estas estatisticas. O alcance médio de cada postagem é de 430 pessoas. Dessas, 11% criam histórias e compartilham o conteúdo com seus amigos. Partindo desse calculo, temos aproximadamente 47 pessoas replicando o conteúdo. Segundo estatísticas, cada usuário no facebook possui em média 273 amigos, sendo assim a Extreme Academia consegue um alcance de 12.831 pessoas (47 x 273) a cada postagem com suas dicas de saúde. Segundo os últimos dados do IBGE de 2010 a população em Brusque atingia a marca de 105 mil habitantes, Hoje estimasse que esse numero esteja em 109 mil. Ou seja, a Extreme Academia consegue um alcance na média de11,77% da população do município através de cada postagem. Com esta grande abrangência do publico impactado com as publicações, buscamos ajudar na qualidade da alimentação de jovens e adolescentes, incentivando sempre a pratica de atividade física, incentivando praticas esportiva e educativas, disseminando informação ao público que tem os maiores índices de obesidade, o jovem.